quarta-feira, 25 de novembro de 2009

**OS AVÓS MATERNOS DE JESUS CRISTO**

Santa Ana, Mãe da Virgem Maria
Os dados biográficos que sabemos sobre os pais de Maria foram legados pelo Proto-Evangelho de Tiago, obra citada em diversos estudos dos padres da Igreja Oriental, como Epifânio e Gregório de Nissa. Sant'Ana, cujo nome em hebraico significa graça, pertencia à família do sacerdote Aarão e seu marido, São Joaquim pertencia à família real de Davi. Seu marido, São Joaquim, homem pio fora censurado pelo sacerdote Rúben por não ter filhos. Mas Sant’Ana já era idosa e estéril. Confiando no poder divino, São Joaquim retirou-se ao deserto para rezar e fazer penitência. Ali um anjo do Senhor lhe apareceu, dizendo que Deus havia ouvido suas preces. Tendo voltado ao lar, algum tempo depois Sant’Ana ficou grávida. A paciência e a resignação com que sofriam a esterilidade levaram-lhes ao prêmio de ter por filha aquela que havia de ser a Mãe de Jesus. Eram residentes em Jerusalém, ao lado da piscina de Betesda, onde hoje se ergue a Basílica de Santana; e aí, num sábado, 8 de setembro do ano 20 a.C., nasceu-lhes uma filha que recebeu o nome de Miriam, que em hebraico significa "Senhora da Luz", passado para o latim como Maria. Maria foi oferecida ao Templo de Jerusalém aos três anos, tendo lá permanecido até os doze anos.

A devoção aos pais de Maria é muito antiga no Oriente, onde foram cultuados desde os primeiros séculos de nossa era, atingindo sua plenitude no século VI. Já no ocidente, o culto de Santana remonta ao século VIII, quando, no ano de 710, suas relíquias foram levadas da Terra Santa para Constantinopla, donde foram distribuídas para muitas igrejas do ocidente, estando a maior delas na igreja de Sant’Ana, em Düren, Renânia, Alemanha. Seu culto foi tornando-se muito popular na Idade Média, especialmente na Alemanha. Em 1378, o Papa Urbano IV oficializou seu culto . Em 1584, o Papa Gregório XIII fixou a data da festa de Sant’Ana em 26 de Julho, e o Papa Leão XIII a estendeu para toda a Igreja, em 1879.Em França, o culto da Mãe de Maria teve um impulso extraordinário depois das aparições da santa em Auray, em 1623. Tendo sido São Joaquim comemorado, inicialmente, em dia diverso ao de Sant’Ana, o Papa Paulo VI associou num único dia, 26 de julho, a celebração dos pais de Maria Santíssima.

São Joaquim, Pai da Virgem Maria

São Joaquim ( latim Ioachim, e este do hebraico Preparação de Javé): (Jerusalém, 88 a.C.-8 a.C.) foi pai da Virgem Maria e avô de Jesus Cristo.

Os dados biográficos que sabemos sobre os pais da Bem Aventurada Virgem Maria foram legados pelo Proto-Evangelho de Tiago, obra citada em diversos estudos dos padres da Igreja Oriental, como Epifânio e Gregório de Nissa.

São Joaquim pertencia à família real de Davi, e era parente próximo de São José, sendo que os padres bolandistas, que dirigiram a publicação da Acta Sanctorum de 1643 a 1794, afirmam em seus estudos que São Joaquim era irmão de São José.

Os estudiosos e historiadores, afirmam com base em documentos antigos, que Joaquim, cujo nome vem do hebraico e significa: preparação de Javé era um homem de posses, descendente direto do rei Davi e parente próximo de São José, que veio a ser esposo de Maria e pai terreno de Jesus.

Diz-se que São Joaquim fora censurado pelo sacerdote Rúben por não ter filhos. Mas, Sant’Ana, sua mulher já era idosa e estéril. Confiando no poder divino, São Joaquim retirou-se ao deserto para orar e meditar. Tiago diz um anjo do Senhor lhe apareceu, dizendo que Deus havia ouvido suas preces. Tendo voltado ao lar, algum tempo depois Sant’Ana ficou grávida de Maria.

O casal teria sido residente em Jerusalém, ao lado da piscina de Betesda, onde hoje se ergue a Basílica de Santana; e aí, num sábado, 8 de setembro do ano 15 a.C., segundo a tradição cristã teria lhes nascido uma filha que recebeu o nome de Miriam, que em hebraico significa Rebelde, traduzido para o latim como Maria.

Diz a tradição cristã que São Joaquim morreu com a idade de oitenta anos, quando Maria Santíssima era ainda menina de doze anos. Até então, era ela teria aluna da escola do Templo de Jerusalém, onde fora oferecida aos três anos de idade.

Além da paternidade de Maria, supõe-se que Joaquim possa ter tido uma outra filha cujo nome teria sido Salomé. Pois no verso 25 do capítulo 19 do Evangelho segundo João diz que aos pés da cruz estava a irmã de Maria.

A devoção aos pais de Nossa Senhora é muito antiga no oriente, onde foram cultuados desde os primeiros séculos da era cristã, atingindo sua plenitude no século VI. Já no ocidente, o culto de São Joaquim tornou-se muito difundido no século XV.

Sua festa era celebrada originalmente no dia 20 de março, associada à de São José, tendo sido depois transferida para o dia 16 de agosto, para associar-lhe ao triunfo da filha na celebração da Assunção, no dia precedente.

Em 1879, o papa Leão XIII, cujo nome de batismo era Gioacchino (versão italiana de Joaquim), estendeu sua festa a toda Igreja. Finalmente, o Papa Paulo VI associou num único dia, 26 de julho, a celebração dos pais de Maria Santíssima.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quando eu era pequena....

QUANDO EU ERA PEQUENA JESUS ME PERGUNTOU:FILHA O QUE VOCÊ QUER GANHAR HOJE? E EU RESPONDI:SENHOR ABENÇÕA ESTA PESSOA QUE ESTA LENDO ESTA CARTA ,POIS ELA É MINHA AMIGA.!!!